01 - O mapa-múndi abaixo apresenta todos os
continentes. Marque a alternativa que corresponde ao número do continente
africano no mapa.
a) um
b) dois
c) três
d) quatro
e) cinco
02 - Por que estudar as culturas africanas?
a) porque fazem
parte das culturas de todos os povos do mundo e, portanto, todos os povos devem
estudá-las.
c) Para ajudar aos
africanos a se reerguerem porque até há pouco tempo ainda viviam como escravos
e necessitam muito construir sua própria cultura,
c) para
complementar a nossa cultura, uma vez que o Brasil só tem 500 anos de cultura e
isso é insatisfatório,
d) porque no
período do tráfico negreiro da África para o Brasil, eles trouxeram suas
crenças, mitos, ritos, formas de adorno corporal, músicas, dança, culinária e
outros saberes e, isso, misturou-se a cultura da nossa terra, de modo que
passamos a chamá-la de cultura afro-brasileira,
e) para comparar
com a cultura dos outros povos. Só assim, pode-se definir qual é a melhor
cultura que existe hoje.
03 – A máscara é a forma mais conhecida da arte
africana e constitui um processo de transformação muito apreciado por essa
cultura. Um dos principais objetivos da criação dessas máscaras é
a) garantir que os homens estejam em forma. Para
tanto, escolhe-se danças das mais arriscadas possíveis para que eles possam
excederem-se fisicamente;
b) fazer exposição dos elementos das artes criados
pelas comunidades aos turistas que ali visitam;
c) A festa das máscaras só era feita pelos povos
africanos na época da escravidão e tinha o objetivo de entreter o povo sofrido
dos quilombos;
d) não tem objetivo algum, uma vez que é praticada
apenas pelas crianças por ocasião do dia da criança negra.
e) Garantir boas colheitas, identificar famílias ou
clãs, cerimonias de iniciação masculina e feminina, para casamentos,
nascimentos e funerais;
Estatuetas
de gêmeos (Ibêji) do povo Iorubá, Nigéria, século XX.
Além das máscaras, outros tipos de esculturas de
madeira são encontradas nas artes dos povos tradicionais africanos, podendo ter
função ritual ou representar personagens míticos e líderes históricos.
Entre os Iorubá, é bem conhecida a escultura que
representa o Ibêji, palavra que significa “gêmeos”.
A escultura de madeira dos Ibêji é uma peça ligada
a um dos ritos
a)
funerários, destinando-se a honrar um dos gêmeos em
caso de morte;
b)
de nascimentos, proclamando a chegada de mais dois
guerreiros;
c)
de casamento, representando o crescimento da
família;
d)
de colheitas, os gêmeos representam a fertilidade
da terra;
e)
de festa junina, onde há gêmeos, eles se enfeitam e
saem as ruas.
05 – Um aspecto de destaque nas culturas
tradicionais africanas são os padrões elaborados dos tecidos estampados. A
técnica de estamparia pode ter sido introduzida pelos povos akan que viviam na
África ocidental no século XVI. Outro aspecto semelhante são encontradas nas
pinturas de paredes das casas, como nas comunidades Ndebele da África do Sul.
Eles conseguiram preservar suas tradições ancestrais que incluem vestimentas,
ornamentos e padrões de pinturas caracterizados por um complexo conjunto de
formas geométricas, grafismos e cores.
Observe as imagens:
Tecido
com estampa adinkra. Extraído de Eliza Larkin
Casa
em Vila Ndebele, em Mpumalanga, Africa do Sul
De acordo com o texto acima pode-se perceber entre
essas duas pinturas (povos adinka e comunidade Ndebele na África do Sul) que há
entre elas uma relação de
a) pintura mal feita, como se o artista não tivesse
atingido sua própria expectativa;
b) gráficos impressos em adesivos e colados na
parede da casa;
c) grafismos geométricos, paralelismos, combinação
de cores e de objetos sequenciais, símbolos míticos, identidade do povo etc;
d) não mantêm relação entre si porque na pintura da
casa não tem flores;
e) localidade, inclusive, ambas são partes de
paredes de muros.
06 – À mistura cultural que se formou entre África
e Brasil deu origem a um termo linguístico empregado para referir-se a essas
duas culturas juntas. Esse termo é
a) Cultura afro-brasileira
b) Cultura luso-brasileira
c) Cultura mestiço-afro-brasileira
d) Cultura afro-descendente
e) cultura luso-africana
07
– Observe o mapa a seguir e responda a seguinte questão a respeito dos países
africanos que têm a Língua Portuguesa como idioma oficial.
A
alternativa que apresenta somente países onde a Língua Portuguesa é oficial:
a)
Saara Ocidental, Senegal, Cabo Verde, Angola, Argélia e Nigéria;
b)
Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e
Príncipe;
c)
Marrocos, Mali, Gambia, Guiné-Bissau, Mauritânia e Serra Leoa;
d)
Libéria, Costa do Marfim, Burkina Fasso, Gana, São Tomé e Príncipe e Togo
Benin;
e)
Guiné Equatorial, Camarões, Gabão, República do Congo, Angola e Moçambique.
08
– Na época da colonização do Brasil, o tráfico de escravos transportou para as
terras americanas populações de diversas regiões da África. Com os africanos
escravizados, chegaram à América portuguesa tradições, crenças e histórias que
aqui se misturaram a outras tradições, crenças e historias, constituindo uma
cultura hibrida, que se manifesta com grande expressividade nos campos da
música e da dança.
Assinale
a alternativa que apresenta apenas as danças de heranças africanas aqui no
Brasil.
a)
o forró, o pagode, o coco, dança da enchada, a bossa nova, a dança de rua;
b)
a salsa, a dança livre, o tambor de crioula, o reggae, a valsa
c)
aché, bachata, batuque, baião, balé, corridinho, carnaval, pagode
d)
bolero, caboclinhos, tango, calango, carimbo, chamamé, ciranda, country
e)
a capoeira, o coco, o maracatu, o tambor de crioula, o samba, o batuque, o
cacuriá e o jongo;
09 – Com o movimento modernista, a partir da década
de 1920, o componente africano e a miscigenação passaram a ser entendidos como
algo positivo. Os artistas modernos reconheceram a cultura popular e a cultura
afrodescendente como formadoras da nação brasileira.
Tarsila do Amaral “A Negra” 1923, óleo sobre tela.
A pintora Tarsila do Amaral pintou o quadro “A
Negra” em 1923, que traz em suas impressões mais modernas uma(o)
a) crítica à mulher negra, pois ela permanece sendo
objeto de preconceito e não toma posição,
b) crítica às mulheres brancas, pois não conseguem
ter a definição corporal com a mesma perfeição que a negra,
c) elogio às mulheres negras, pois mesmo tendo um
histórico tão triste, consegue sobreviver às suas dificuldades,
d) homenagem à mãe, à ancestralidade. Caracterizada
pela representação exagerada das formas femininas, a pintura tornou-se um
símbolo modernista,
e) crítica aos portugueses por terem escravizado os
negros africanos no período da colonização.
10 – Lançada em 1979, a canção “Sarára Miolo” de
Gilberto Gil, integra o repertório de Realce, trabalho que evidencia a
faceta pop de Gil e também faz parte de um compilado de faixas cantadas em
inglês no que ficou conhecido como Nightingale. Com um ritmo animado e
permeado por guitarras elétricas, bateria, instrumentos de sopro e um
triângulo, apresenta maneira alegre e meio que ‘despretensiosa’. Nela, Gilberto
Gil vai contra os ideais de beleza eurocentristas.
Veja o refrão:
Sarára Miolo
“Sara,
sara, sara cura
Dessa doença de branco
De querer cabelo liso
Já tendo cabelo louro
Cabelo duro é preciso
Que é para ser você, crioulo.”
Dessa doença de branco
De querer cabelo liso
Já tendo cabelo louro
Cabelo duro é preciso
Que é para ser você, crioulo.”
No refrão da música “Sarára Miolo” Gilberto Gil
defende que o negro deve ter
a) cabelo liso, senão será doença de branco
b) cabelo loiro, pois assim é mais natural
c) cabelo crespo, pois Deus o fez para ser assim,
identidade negra,
d) cabelos com dread’s
porque identifica melhor o negro
e) cabelo liso e loiro porque imita a cultura
eurocentrista.
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