domingo, 3 de junho de 2018

Sugestão de atividade sobre cultura africana


01 - O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes. Marque a alternativa que corresponde ao número do continente africano no mapa.
a) um
b) dois
c) três
d) quatro
e) cinco

02 - Por que estudar as culturas africanas?
a) porque fazem parte das culturas de todos os povos do mundo e, portanto, todos os povos devem estudá-las.
c) Para ajudar aos africanos a se reerguerem porque até há pouco tempo ainda viviam como escravos e necessitam muito construir sua própria cultura,
c) para complementar a nossa cultura, uma vez que o Brasil só tem 500 anos de cultura e isso é insatisfatório,
d) porque no período do tráfico negreiro da África para o Brasil, eles trouxeram suas crenças, mitos, ritos, formas de adorno corporal, músicas, dança, culinária e outros saberes e, isso, misturou-se a cultura da nossa terra, de modo que passamos a chamá-la de cultura afro-brasileira,
e) para comparar com a cultura dos outros povos. Só assim, pode-se definir qual é a melhor cultura que existe hoje.

03 – A máscara é a forma mais conhecida da arte africana e constitui um processo de transformação muito apreciado por essa cultura. Um dos principais objetivos da criação dessas máscaras é
a) garantir que os homens estejam em forma. Para tanto, escolhe-se danças das mais arriscadas possíveis para que eles possam excederem-se fisicamente;
b) fazer exposição dos elementos das artes criados pelas comunidades aos turistas que ali visitam;
c) A festa das máscaras só era feita pelos povos africanos na época da escravidão e tinha o objetivo de entreter o povo sofrido dos quilombos;
d) não tem objetivo algum, uma vez que é praticada apenas pelas crianças por ocasião do dia da criança negra.
e) Garantir boas colheitas, identificar famílias ou clãs, cerimonias de iniciação masculina e feminina, para casamentos, nascimentos e funerais;

04 – Observe as esculturas de madeira:

Estatuetas de gêmeos (Ibêji) do povo Iorubá, Nigéria, século XX.

Além das máscaras, outros tipos de esculturas de madeira são encontradas nas artes dos povos tradicionais africanos, podendo ter função ritual ou representar personagens míticos e líderes históricos.
Entre os Iorubá, é bem conhecida a escultura que representa o Ibêji, palavra que significa “gêmeos”.
A escultura de madeira dos Ibêji é uma peça ligada a um dos ritos
a)      funerários, destinando-se a honrar um dos gêmeos em caso de morte;
b)      de nascimentos, proclamando a chegada de mais dois guerreiros;
c)      de casamento, representando o crescimento da família;
d)     de colheitas, os gêmeos representam a fertilidade da terra;
e)      de festa junina, onde há gêmeos, eles se enfeitam e saem as ruas.

05 – Um aspecto de destaque nas culturas tradicionais africanas são os padrões elaborados dos tecidos estampados. A técnica de estamparia pode ter sido introduzida pelos povos akan que viviam na África ocidental no século XVI. Outro aspecto semelhante são encontradas nas pinturas de paredes das casas, como nas comunidades Ndebele da África do Sul. Eles conseguiram preservar suas tradições ancestrais que incluem vestimentas, ornamentos e padrões de pinturas caracterizados por um complexo conjunto de formas geométricas, grafismos e cores.

Observe as imagens:
Tecido com estampa adinkra. Extraído de Eliza Larkin

Casa em Vila Ndebele, em Mpumalanga, Africa do Sul

De acordo com o texto acima pode-se perceber entre essas duas pinturas (povos adinka e comunidade Ndebele na África do Sul) que há entre elas uma relação de
a) pintura mal feita, como se o artista não tivesse atingido sua própria expectativa;
b) gráficos impressos em adesivos e colados na parede da casa;
c) grafismos geométricos, paralelismos, combinação de cores e de objetos sequenciais, símbolos míticos, identidade do povo etc;
d) não mantêm relação entre si porque na pintura da casa não tem flores;
e) localidade, inclusive, ambas são partes de paredes de muros.

06 – À mistura cultural que se formou entre África e Brasil deu origem a um termo linguístico empregado para referir-se a essas duas culturas juntas. Esse termo é
a) Cultura afro-brasileira
b) Cultura luso-brasileira
c) Cultura mestiço-afro-brasileira
d) Cultura afro-descendente
e) cultura luso-africana

07 – Observe o mapa a seguir e responda a seguinte questão a respeito dos países africanos que têm a Língua Portuguesa como idioma oficial.

A alternativa que apresenta somente países onde a Língua Portuguesa é oficial:
a) Saara Ocidental, Senegal, Cabo Verde, Angola, Argélia e Nigéria;
b) Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe;
c) Marrocos, Mali, Gambia, Guiné-Bissau, Mauritânia e Serra Leoa;
d) Libéria, Costa do Marfim, Burkina Fasso, Gana, São Tomé e Príncipe e Togo Benin;
e) Guiné Equatorial, Camarões, Gabão, República do Congo, Angola e Moçambique.

08 – Na época da colonização do Brasil, o tráfico de escravos transportou para as terras americanas populações de diversas regiões da África. Com os africanos escravizados, chegaram à América portuguesa tradições, crenças e histórias que aqui se misturaram a outras tradições, crenças e historias, constituindo uma cultura hibrida, que se manifesta com grande expressividade nos campos da música e da dança.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as danças de heranças africanas aqui no Brasil.
a) o forró, o pagode, o coco, dança da enchada, a bossa nova, a dança de rua;
b) a salsa, a dança livre, o tambor de crioula, o reggae, a valsa
c) aché, bachata, batuque, baião, balé, corridinho, carnaval, pagode
d) bolero, caboclinhos, tango, calango, carimbo, chamamé, ciranda, country
e) a capoeira, o coco, o maracatu, o tambor de crioula, o samba, o batuque, o cacuriá e o jongo;

09 – Com o movimento modernista, a partir da década de 1920, o componente africano e a miscigenação passaram a ser entendidos como algo positivo. Os artistas modernos reconheceram a cultura popular e a cultura afrodescendente como formadoras da nação brasileira.

Tarsila do Amaral “A Negra” 1923, óleo sobre tela.

A pintora Tarsila do Amaral pintou o quadro “A Negra” em 1923, que traz em suas impressões mais modernas uma(o)
a) crítica à mulher negra, pois ela permanece sendo objeto de preconceito e não toma posição,
b) crítica às mulheres brancas, pois não conseguem ter a definição corporal com a mesma perfeição que a negra,
c) elogio às mulheres negras, pois mesmo tendo um histórico tão triste, consegue sobreviver às suas dificuldades,
d) homenagem à mãe, à ancestralidade. Caracterizada pela representação exagerada das formas femininas, a pintura tornou-se um símbolo modernista,
e) crítica aos portugueses por terem escravizado os negros africanos no período da colonização.

10 – Lançada em 1979, a canção “Sarára Miolo” de Gilberto Gil, integra o repertório de Realce, trabalho que evidencia a faceta pop de Gil e também faz parte de um compilado de faixas cantadas em inglês no que ficou conhecido como Nightingale. Com um ritmo animado e permeado por guitarras elétricas, bateria, instrumentos de sopro e um triângulo, apresenta maneira alegre e meio que ‘despretensiosa’. Nela, Gilberto Gil vai contra os ideais de beleza eurocentristas.
Veja o refrão:

Sarára Miolo
“Sara, sara, sara cura
Dessa doença de branco
De querer cabelo liso
Já tendo cabelo louro
Cabelo duro é preciso
Que é para ser você, crioulo.”

No refrão da música “Sarára Miolo” Gilberto Gil defende que o negro deve ter
a) cabelo liso, senão será doença de branco
b) cabelo loiro, pois assim é mais natural
c) cabelo crespo, pois Deus o fez para ser assim, identidade negra,
d) cabelos com dread’s porque identifica melhor o negro
e) cabelo liso e loiro porque imita a cultura eurocentrista.

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