1 –
Na frase: O garoto “tinha levado”
o brinquedo que “ganhara” de
seu pai.
a)
identifique se há locução verbal
b)
identifique o tempo verbal de “ganhara”
c)
“tinha levado” exerce a mesma
função temporal de “levou”? Comente.
d)
“ganhara” poderia ser substituído pela
locução “havia ganhado”?
comente
2 –
Observe o período e indique o modo de cada um dos verbos destacados
O
garoto ficou irritado. Teria sido
melhor se seu pai lhe tivesse dado
o brinquedo quando pediu. Não restou outra alternativa ao pai a não ser
dizer-lhe: cale-se filho, não
diga-me mais uma palavra.
3 –
Observe o período e indique os tempos dos verbos destacados.
Vinham tagarelando
pelo caminho e, já que conversavam
sobre o assunto, Odalissa decidiu
revelar-lhe o segredo.
- Você
será papai!
-
Ahn!
- Estou esperando um filho seu!
Teria sido a melhor notícia
se não tivesse sido trágico.
4 –
Comente os verbos destacados no período quanto às suas terminações –ndo, -ar e –ado.
Estou
me preparando para passar o final de semana no
sitio do meu amigo. Estou cansado
da vida urbana.
5 –
Observe o período e indique as vozes verbais presentes.
Quando
abriu a caixa e percebeu que seu brinquedo fora danificado pelo pai, o menino trancou-se
em um quarto e chorou pelo resto do dia.
6 –
Construa duas orações em que nelas você possa mostrar uma substantivação?
7 –
Cite alguns exemplos em que haja a contração de artigos?
8 –
Responda:
a)
como devem ser escritos os numerais ordinais? Escreva-os de I a V.
b)
como devem ser escritos os numerais cardinais? Explique, levando em consideração
o fato de serem antepostos ou pospostos ao substantivo.
c)
mostre exemplos de números fracionários?
9 –
(último, penúltimo,
anterior, terciário, quinzenal)
Qual a classe gramatical
dessas palavras?
Nenhum comentário:
Postar um comentário