segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Atividade de revisão sobre verbos, artigos e numerais


1 – Na frase: O garoto “tinha levado o brinquedo que “ganhara de seu pai.
a) identifique se há locução verbal
b) identifique o tempo verbal de “ganhara
c) “tinha levado” exerce a mesma função temporal de “levou? Comente.
d) “ganhara” poderia ser substituído pela locução “havia ganhado? comente

2 – Observe o período e indique o modo de cada um dos verbos destacados
O garoto ficou irritado. Teria sido melhor se seu pai lhe tivesse dado o brinquedo quando pediu. Não restou outra alternativa ao pai a não ser dizer-lhe: cale-se filho, não diga-me mais uma palavra.

3 – Observe o período e indique os tempos dos verbos destacados.
Vinham tagarelando pelo caminho e, já que conversavam sobre o assunto, Odalissa decidiu revelar-lhe o segredo.
- Você será papai!
- Ahn!
- Estou esperando um filho seu!
Teria sido a melhor notícia se não tivesse sido trágico.

4 – Comente os verbos destacados no período quanto às suas terminações –ndo, -ar e –ado.
Estou me preparando para passar o final de semana no sitio do meu amigo. Estou cansado da vida urbana.

5 – Observe o período e indique as vozes verbais presentes.
Quando abriu a caixa e percebeu que seu brinquedo fora danificado pelo pai, o menino trancou-se em um quarto e chorou pelo resto do dia.

6 – Construa duas orações em que nelas você possa mostrar uma substantivação?

7 – Cite alguns exemplos em que haja a contração de artigos?

8 – Responda:
a) como devem ser escritos os numerais ordinais? Escreva-os de I a V.
b) como devem ser escritos os numerais cardinais? Explique, levando em consideração o fato de serem antepostos ou pospostos ao substantivo.
c) mostre exemplos de números fracionários?

9 – (último, penúltimo, anterior, terciário, quinzenal)
Qual a classe gramatical dessas palavras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário