01 - (IFG) A Grécia Antiga não
conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados,
denominadas de pólis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:
a) A pólis era uma construção social e
política autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a
movia.
b) A experiencialização social e
cultural que o grego antigo viveu nas pólis permitiu a capacidade de explicar
os problemas da comunidade no âmbito dela própria, fundamentalmente apartada
dos deuses.
c) A pólis expressava uma cultura e
uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos.
d) Nas pólis, a norma jurídica (lei),
promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos,
era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.
e) Na pólis, não havia espaço para
cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente
à tomada de decisões.
02 - A pólis grega possuía estruturas
que acomodavam a atividade política, os espetáculos públicos, as atividades
religiosas etc. O Partenon de Atenas, isto é, o Panteão de templos dedicados
aos deuses, ficava na estrutura chamada:
a) Acrópole
b) Petrópolis
c) Heliponto
d) Heliópolis
e) Esparta
03 - Nas cidades-estados da Grécia
Antiga, sobretudo em Atenas, a discussão política entre os homens livres
ocorria em ambiente público. Esse ambiente era conhecido como:
a) Campos Elísios
b) Ágora
c) Praça Cidadã
d) Coreto
e) Liceu
04 - O século VI a.C. marca a passagem do
período arcaico para o período clássico na história dos antigos gregos. O
elemento que marcou essa mudança foi:
a) O grande desenvolvimento cultural de Atenas, liderado
por Péricles, permitindo à cidade liderar todo o mundo grego.
b) As Guerras Médicas, que possibilitaram o fortalecimento de diversas cidades gregas, dando início à hegemonia dos gregos.
c) O início de um período caracterizado pela hegemonia de uma cidade sobre as demais, eliminando a soberania da maioria das polis.
d) A derrota do Império Persa, que permitiu aos gregos o início do expansionismo sobre a parte do Oriente e a criação da cultura helenística.
e) O antagonismo entre Atenas e Esparta, mais aguçado, determinando um conjunto de internas pelo poder.
b) As Guerras Médicas, que possibilitaram o fortalecimento de diversas cidades gregas, dando início à hegemonia dos gregos.
c) O início de um período caracterizado pela hegemonia de uma cidade sobre as demais, eliminando a soberania da maioria das polis.
d) A derrota do Império Persa, que permitiu aos gregos o início do expansionismo sobre a parte do Oriente e a criação da cultura helenística.
e) O antagonismo entre Atenas e Esparta, mais aguçado, determinando um conjunto de internas pelo poder.
05 - (MACKENZIE) As diferenças políticas e
econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado
denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) invasão macedônica
d) Guerra do Peloponeso
e) Guerras Gaulesas
b) Guerras Púnicas
c) invasão macedônica
d) Guerra do Peloponeso
e) Guerras Gaulesas
06 - (UEMT) O enfraquecimento das cidades
gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 – 404 a. C.), possibilitou a conquista
da Grécia pelos:
a) bizantinos
b) hititas
c) assírios
d) macedônios
e) persas
b) hititas
c) assírios
d) macedônios
e) persas
07 - Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da
cultura na Grécia Antiga?
A - As artes plásticas na Grécia
Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não
eram realistas.
B - A arquitetura grega foi a
principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência
dos egípcios e mesopotâmicos.
C - O teatro foi uma importante
manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos
representavam comédias e dramas.
D - No campo cultural, os gregos se
dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais.
Disponível em https://www.google.com.br/search?q=tragedias+gregas&source
- Acesso em 10 de setembro de 2018.
I – (
) A Tragédia
Grega foi um dos gêneros teatrais (ou dramáticos) mais
encenados durante a Grécia Antiga.
II – ( ) É considerada o gênero teatral mais
antigo, dos quais se destacam os dramaturgos gregos: Ésquilo (524-456 a.C.),
Sófocles (496-406 a.C.) e Eurípedes (480-406 a.C.).
III – ( ) As tragédias eram textos teatrais que
apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as
quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis
mitológicos.
IV – ( ) Todas as tragédias possuíam uma
característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.
a) V,V,V,V
b) F,F,F,F
c) V,V,F,F
d) F,F,V,V
e) V,F,V,F
09 - Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual
das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade
ateniense.
a) Atenas foi uma cidade
exclusivamente voltada para a guerra.
b) Em Atenas todas as pessoas podiam
participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
c) Em Atenas não havia democracia
porque eram antidemocráticos.
d) Atenas possuía uma sociedade
igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo
padrão de renda.
e) Os atenienses valorizavam muito a
democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
10 – Observe a imagem do Partenon,
templo consagrado a deusa Atena e responda:
Disponível em https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=654&tbm=isch&sa=1&ei=X0ueW8CTNISvwATS-KrgDQ&q=partenon%2C+arte+dorica&oq=partenon%2C+arte+dorica
- Acesso em 10 de setembro de 2018.
a) Trata-se de uma arte românica,
caracterizada pelos arcos de meia volta e pela inspiração religiosa politeísta
b) Trata-se de uma arquitetura dórica,
levada a ilha pelos gregos na expansão e colonização mediterrânea da chamada
Magna Grécia
c) Trata-se de uma arte etrusca,
oriunda do norte da península itálica e desenvolvida no mediterrâneo durante o período
de hegemonia romana
d) Trata-se de uma arquitetura clássica,
imposta pelos macedônios à ilha no processo de helenização empreendido por
Alexandre, O Grande
e) Trata-se de uma arte gótica, marcada pela
verticalização das construções e pela sugestão de ascese dos homens ao reio dos
céus
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